Nessa atividade, vocês irão assitir os dois vídeos abaixo, elaborar uma reflexão sobre um dos vídeos(ou sobre os dois, como queiram) e postar nos comentários. Bom trabalho!!!!
Depois de assistir esses dois vídeos, observei dois pontos extremamente distintos: num deles se discute o acesso e o uso das ferramentas tecnológicas na escola, fato que ainda não é possível em grande parte das escolas brasileiras. De outro, um garoto que pelo acesso a essa mesma tecnologia perdeu o controle de sua própria vida. Na minha visão, o confronto entre as duas situações abre uma discussão do uso e do mau uso dessas ferramentas. É fundamental que os professores estejam preparados para lidar com todas as situações que a facilidade da informação pode trazer, mas certamente, isso será quase impossível, ao passo que a velocidade com que os nativos digitais utilizam a tecnologia é muito maior que a nossa. É preciso então, repensar a escola e a educação num sentido mais amplo, considerando a necessidade de conhecimento em todas as áreas, de utilizar a tecnologia e a comunicação de forma inteligente, através de qualificação profissional, para que a escola seja um espaço do conhecimento se multiplicando, se articulando. Diante do volume imenso de informações, temos que selecionar informações significativas e utilizá-las ao nosso favor, ao favor do ensino, organizar a informação e a metodologia, de forma consciente e adequada. Exagero e aproveitamento inadequado podem levar ao descontrole, é preciso visão democrática, estímulo ao autodidatismo, interação entre trabalho e educação, currículo voltado às necessidades reais, e aproveitamento das diversas opções que a tecnologia da informação nos traz.
Neste preimeiro vídeo o professor Ladislau é questionado em relação a técnologia na educação se referindo ao Brasil. Então professor disse: que a tecnologia e as informações estão aí, vindo de forma muito rápida em nossos lares e meio social, através da televisão, internet, rádio, jornais etc... enquanto o que é nos ensinado na escola muitas vezes está em passos de tartaruga e que devemos sair da cartilha de todo ano a mesma coisa, lecionadora, repetitiva sem nenhum valor para o indívíduo no mundo aqui fora, para o mecado de trabalho que ele irá ter que disputar aqui fora. Como? Diz o professor: reorganizando seu conhecimento para o que realmente ele irá precisar, fazendo esse intercambio para que o cidadão interaja entre o trabalho e a comunicação, sabendo aproveitar melhor os meios de comunicação em que temos disponível. Muitas vezes o aluno está bem a frente do professor e esse é o problema, como vamos dar qualificação profissional se o professor não está bem informado?
Assistindo a estes dois vídeos foi possível chegar a conclusão de que a tecnologia está sim presente em nosso dia-a-dia, seja ela, através da televisão, do rádio, do computador... Porém, muitas destas tecnologias não são utlizadas de maneira inteligente, ou seja, várias programas que assistimos ou ouvimos, não possui grande valia para o nosso conhecimento e para o aprendizado de nossos alunos, e aí que nós professores devemos entrar em ação, auxiliando e buscando cada vez mais programas que despertem o interesse pelo conhecimento de nossos alunos, tornando cidadãos cada dia mais críticos.
Os vídeos confrontam duas realidades diferentes dos usos da informática , de um lado a necessidade de interagir ,conhecer e utilizá-la para o processo de ensino aprendizagem como elemento de propulsão do conhecimento; de outro lado o uso indiscriminado que esta causando descontrole dos jovens, tornando o processo de informatização e comunicação em massa em um perigoso vilão.Percebemos então, a necessidade do professor estar buscando conhecer e interagir com essas tecnologias em especial saber lidar com as informações que são geradas a todo instante. Portanto, podemos observar a grande necessidade de investimentos na área da educação de forma que ela possa acelerar estando mais próxima da realidade de nossos jovens educandos.Pois a escola como um todo não vem a séculos se adequando a sociedade. A escola apenas esta no centro dela, mas não vinculada dom sua pronta realidade.Os professores precisam tomar conhecimento destas novas formas de comunicação para observar melhor quais são as informações que os alunos estão recebendo no seu dia-a-dia, de modo; que possam em sala de aula transformá-las em objeto de conhecimento de seu aluno. Somente assim, poderemos utilizar o conhecimento prévio do aluno na construção do saber coletivo.Tornando as tecnologias parte do cotidiano escolar e construindo conceitos adequados aos usos das tecnologias.
Se considerarmos os dois pontos em foco nos vídeos, teremos em síntese um conflito da utilização das tecnologias, no caso o computador. Podemos perceber que a utilização desta,no processo de ensino e aprendizagem visa o desenvolvimento de uma sociedade igualitária, criativa, critica capaz de relacionar-se e interagir diante das eventuais necessidades com as quais possa deparar-se. Por outro lado seu uso indiscriminado tem causado conseqüências que nos levam a uma postura de preocupação; principalmente a da função do professor, quando mediador de conhecimentos e consequentemente como instrutor do uso benéfico e não desta ferramenta para o aprimoramento e desenvolvimento da humanidade. Portanto, precisamos ter em mente que a educação de modo geral ainda está anos atrás de toda essa inovação, não só nos usos destas tecnologias em sala de aula, mas da formação do professor.Temos em mente que diante de nós existe um novo aluno, logo; o caminho mais curto é o de aproveitar sempre a bagagem cultural deste, conhecendo o que ele já sabe e explorando juntos o universo desconhecido, sempre considerando o que julgamos “certo” ou “errado”, enquanto adultos responsáveis pela a formação destes jovens; buscando conceituar de forma a transformar os recursos tecnológicos em elementos realmente que oportunizarão um futuro melhor para a sociedade, visando uma a sustentabilidade da vida humana e do planeta.
Para contribuir aos demais comentários. O professor Ladislau ressalta a importância de uma nova visão nas escolas devida tamanha evolução tecnológica, e nos faz refletir sobre como a aquisição e o bom uso das novas tecnologias influenciam no futuro da educação. Também é pertinente refletirmos sobre um trecho da entrevista do professor Ladislau: “O volume de informações é imenso, resta saber como selecionar quais as informações são significantes”. Sabemos que as informações são muitas e de toda maneira. Precisamos saber filtrar o que for útil e descartar àquelas que não nos vão servir. O vídeo do viciado em World Of Warcraft mostra uma postura de preocupação; principalmente a da função do professor, quando mediador de conhecimentos, pois, o uso indiscriminado da tecnologia está causando descontrole dos jovens, tornando o processo de informatização e comunicação de massa em um perigoso vilão. Por isso, se a escola souber usar o potencial do aluno em prol da aprendizagem, partindo da necessidade que os jovens têm de aprender, de forma inovadora, podemos ter alunos mais motivados e professores alcançando seus objetivos.
Paula- assistindo ao video do professor Ladislau relembramos sobre a importancia das tecnologias para nossa vida e principalmente nas escolas,onde muitas vezes nossos alunos nao tem assesso as tecnologias que busca sua inteligencia e curiosidadde.Apesar da evoluçao nas tecnologias educacionais,ainda temos que seguir cartilhas que para o aluno isso esta ultrapassado...pois temos alunos que dominam tecnologias novas,e chegando na escola espaço onde ele deveria aprende-las muitas vezes nao chegou. o professor fala sobre a importancia de novas ideias devido a evoluçao das tecnologias e nos faz pensar sobre ter e manuziar novas tecnologias ja que pensamos numa educaçao do futuro e o bem que novas tecnologias farao para nosso ensino aprendizagem,ou seja na nossa educaçao.
Em relação ao primeiro vídeo podemos dizer que, em resumo, "É PRECISO APRESENTAR O MUNDO AO EDUCANDO, ALÉM DE INTRODUZI-LO AOS PROCESSOS DE ACOMODAÇÃO E EQUILIBRAÇÃO DO EFETIVO CONHECIMENTO!"
Muito triste, mas relevante o tema abordado no segundo vídeo, pois já é possível detectar traços e indícios dessa "síndrome" principalmente em crianças adolescentes, alunos de 5º ou 6º ano em diante que são viciados em msn, orkut, facebbok, entre outros. As vezes chegam possuir 3, 4 ou mais destes "artefatos" tecnológicos. Pra que???? Na hora de escrever, produzir, concentrar, o que sai? O que vemos de resultado? O que esperam pras suas vidas? Onde vão trabalhar? O que sabem falar, conversar? Paquerar? ahhhhh, que difícil, tanto na tarefa de ser mãe pra controlar tudo isso, quanto na tarefa de ser profe de um aluno assim.
A partir dos dois vídeos percebemos os pontos positivos da tecnologia para a educação e os pontos negativos quanto ao uso incorreto dessa tecnologia. O primeiro vídeo mostra importância da tecnologia para o ato de educar, como utilizar as ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, pois como o próprio vídeos diz: As tecnologias já fazem parte do nosso cotidiano. O segundo vídeo mostra a realidade de um menino que está viciado em um jogo de computador, um menino que já esqueceu de que mundo ele realmente faz parte. Depois de analisar estes dois vídeos conclui-se que a tecnologia deve sim ser uma ferramenta indispensável para grandes transformações no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos, mas o mais importante é que o professor saiba como fazer uso dessas tecnologias para que elas não acabem prejudicando os alunos. A maioria das crianças já sabe utilizar o computador sem a ajuda de um adulto, devemos usar isso a favor das nossas didáticas de ensino e sempre mostrar aos nossos alunos o que realmente vale a pena. Mostrar a eles tudo o que a Era Digitar tem que possa favorecê-los de forma construtiva, e é claro favorecer a nós mesmos educadores para que possamos encontrar novas formas de lidar com essa nova geração.
IVETE Diz: Percebemos que a tecnologias faz parte do cotidiano de todos as pessoas, acredito que quando mais o educador estiver por dentro do entendimento melhor por educador quanto para o aluno. No momento é o que faz mais importante é estar informatizado e atualizado dentro dos possibilidades pedagógicas ampliando informações e estar sempre interessados em aprender e socializar as tecnologias
Sabe-se que as tecnologias estão presentes no dia a dia de grande parte das crianças, porém cabe aos pais e educadores acompanhar os mesmos para terem conhecimento do que estes estão tendo acesso, quais são os programas, conteúdos e com quem estão conversando. Sendo assim, a escola e a família devem caminhar juntas para detectar possíveis “problemas” evitando que as crianças tornem-se dependentes desta ferramenta que deve ser usada como auxiliar e nunca como algo negativo. DANIELA CERUTTI E SONIA A. THOMÉ
TECNOLOGIA uma palavra tão usa nos últimos tempos, que trás tantas mudanças na vida do ser humano... Facilitou o trabalho de tantas pessoas, modernizou empresas, conecta o mundo todo em instantes, porém infelizmente não apresenta apenas maravilhas, pois é um recurso inesgotável de informações. Informações estas que podem ocasionar transformações com duplo sentido.Nós educadores usamos para nos qualificar, para tornar nossas aulas mais atrativas, etc... Porém ela pode destruir a vida de uma pessoa tornando-a um viciado em jogos ou em outros acessórios fornecidos pela mesma,pior do que se fosse em drogas,destruindo famílias, personalidade e caracter. Fazendo que estes se tornem dependentes esquecendo muitas vezes de que existe um mundo fora cheio de belezas para serem desfrutadas.
As tecnologias estão presentes em nosso dia a dia, portanto, temos que saber utiliza- las de forma adequada, para que estas não se tornem um vicio principalmente em crianças e jovens. Sendo assim é importante que os professores estejam preparados para lidar com todas as situações que as novas tecnologias oferecem nos dias atuais. Geralmente o professor faz uso delas para tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas para o aluno. Pois na era em que estamos muitas vezes o aluno esta a frente do professor em questão de conhecimento sobre as mesmas,e para amenizar um pouco disto os professores devem manter-se atualizados.
Refletindo sobre este primeiro vídeo,percebe-se que a tecnologia está e continuará em nosso dia –a dia.Sendo assim ,é imprescindível a necessidade de conhecimento em todas as áreas ,principalmente na própria tecnologia.É necessário, enquanto professores estar-mos nos requalificando,pois as transformações acontecem a todo momento,o espaço do conhecimento está se multiplicando.A escola deve ser articuladora e não ficar somente na repetição,a metodologia deve ser repensada e sempre variada.Ainda encontra-se professores despreparados para transmitirem o conhecimento da tecnologia,a escola precisa ser menos lecionadora e mais organizadora dos conhecimentos.A tecnologia precisa ser estimulada em nossos alunos e usada de maneira inteligente,e isso cabe ao professor sempre estar instigando os alunos a sede de conhecimento.
A necessidade de transformar a educação mais motivadora tem levado cada vez mais escolas públicas e privadas investir no uso de novas tecnologias e repensar as metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses e necessidades dos alunos. Com isso se exige do professor uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o nosso horizonte e acena com novas possibilidades pedagógicas, facilitando a aprendizagem. A próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com essas e tantas outras tecnologias que virão. Quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, uma vez que eles nasceram na era tecnológica. O acesso e uso exagerado e inadequado leva muitas vezes a um descontrole da própria vida de quem o faz. É papel da escola selecionar informações e organizar as metodologias de forma adequada e significativa e utiliza-las a favor do ensino. Papel fundamental também dos pais pois a maior parte do tempo as crianças ou jovens passam em casa e não na escola.
Percebe-se que crianças, jovens e até adultos estão cada vez mais utilizando os computadores para diversões, alguns casos como assitimos no segundo video chegam a extrapolar a realidade, levando um jovem a ocupar boa parte de seu tempo em jogos on-line, gerando um total desiquilibrio emocional, levando ele e seus familiares a terem sérios problemas dentro de sua casa, gerando conflitos e com certeza afetará o futuro deste jovem. Devemos orientar nossos jovens para que possam fazer o uso adequado dos meios de comunicação e jogos, buscando um equilibrio para ser utilizado para entreterimento ou estudo de forma correta. Julciani
No mundo de hoje estamos diante de uma nova demonstração de que a tecnologia da educação é séria demais para ser tratada por qualquer pessoa. É um caminho de aliança da tecnologia com o humanismo e é indispensável para se criar adultos transformadores. A incorporação de novas tecnologia da educação na escola, só terá sentido se forem mantidos os princípios universais que regem a busca do processo de humanização. Caminho este mantido pelo homem até os dias de hoje e que assim deve ser.
Em sua entrevista o professor Ladislau expõe que a crescente complexidade tecnológica evidenciada neste novo milênio, especialmente nas áreas de Tecnologia da Informação, impulsionam as instituições que regem a sociedade e que é fundamental a interelação do mesmo juntamente com as áreas do conhecimento humano e científico. Isso deve ocorrer pois as tecnologias tomaram uma dimensão globalizadora e as áreas de educação devem-se envolver-se com estas ferramentas tecnológicas, atualizando e modificando assim o forma de se repassar o conteúdo dando mais dinamismo às disciplinas para estas não ficarem para atrás desta nova ordem mundial. O que precisa-se tornar pertinente e atuante é a reorganização das metodologias para os profissionais das áreas afins, independente se nasceram nesta nova demanda, o professor deverá ser ousado e autodidata para ampliar sua capacidade de mediação entre a tecnologia associada ao estudo efetivando assim, o repasse educacional aos alunos.
Todos os extremos são preocupantes: por um lado, nesta época em que vivemos, o uso da tecnologia faz-se necessário. Por outro lado, o uso exagerado também não pode ser considerado benéfico. Em minha opinião, precisamos encontrar um meio termo, pois as tecnologias estão aí para nos auxiliar, não para que nos tornemos escravos delas. Muitos dos nossos alunos nem tem acesso a internet para pesquisar assuntos pertinentes á aula. Já outros, são viciados em sites de relacionamentos ou jogos. Então, cabe novamente a nós professores trabalharmos com esta diversidade presente em nossas salas de aula, proporcionando o contato com as tecnologias àqueles que não têm em casa, e orientando aqueles que não sabem como distinguir o que é relevante do que é do que não é.
Refletindo sobre os vídeos e as tecnologias hoje existentes e disponíveis que ocupam espaços variados e diversificados, atendendo finalidades e ao fim que se destinam, as tecnologias não são bons nem maus em si mesmos, o problema não estão na televisão, no computador, na Internet, ou em quaisquer outras mídias e sim nos seres humanos, que podem empregá-los para dominação, ou até mesmo para sua auto-destruição dependendo a fim de que se destina ou utiliza assim exigie um maior controle e intensa fiscalização.
Assistindo ao vídeo do professor Ladislau vemos sobre a importância das tecnologias para a nossa vida cotidiana e a cada dia que passa sentimos a necessidade de estarmos conectado, não é diferente nas escolas que precisam se adequar para receber seus alunos que já vem com uma certa facilidade de interagir com o mundo digita, por isso as escolas e professores devem se preparar para suprir as necessidades do aluno. Assim, o professor diz que é importante buscarmos novas idéias de trabalho para preparar melhor esse aluno a lidar com mais uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem.
O primeiro vídeo deixa claro que é necessário prepara-los, ou melhor, forma-los na educação digital, além de introduzi-los verdadeiramente na vida social, ou seja, não basta introduzir as tecnologias como elementos de aprendizagem se ela não for aplicada a vida real. É preciso assumir o mundo de verdade!!! Mas para isso é preciso sobretudo "vigia-los" quanto ao uso destas, pois o segundo vídeo apresenta uma paranormalidade, ou seja, viciados em tecnologia. Uma família destruída, uma mãe e um filho que sofrem com o excesso e o descontrole no uso das tc's, internet e jogos principalmente.
A sociedade atual configura-se como informacional.O avanço das tecnologias permitem que a informação seja rápida, em permanente atualização.Exige-se para este meio sujeitos competentes e autônomos na busca da transformação do saber.A escola, muito apegada a cultura do papel, amarga a lenta introdução da tecnologias no seu meio.O professor ainda sente-se inseguro,grande parte dos alunos dominam algumas tecnologias,mas é preciso a mediação comprometida do professor fazendo com que a informática seja usada com racionalidade, funcionalidade e competência para tornar-se uma estratégia no auxílio do desenvolvimento congnitivo do professor e aluno.O professor Ladislau nos leva a refletir sobre a urgência de uma nova visão de educação.
o primeiro video nos mostra que hj a necessidade de ter esse acesso ao mundo digital... num sentido amplo acessivo e facil...dando espaço ao conhecimento tanto para nos profissionais e com o s alunos. porem devemos direcionar na melhor maneira possivel pois os meios de comunicaçao sao muito amplos. a escola representa um veículo de conhecimento e aprendizagem.. o video nada mais diz que devemos orientar nossos alunos com bons conteudos e acima de tdo formar cidadaos para a sociedade. relatam tambem no video sobre as familias de baixa rende... e a evoluçao desse mundo desenvolvido... bom, esse processoo é veridico e é positivo. inovaçao na educaçao!!!
Atividade 2 O uso das tecnologias na escola deve ser de maneira a orientar as crianças em como usá-la corretamente ,pois muitos não sabem o risco que correm usando-a de maneira inadequada;porém primeiramente é preciso que nós professores nos preparemos para essa orientação. Além disso, acredito que os pais também devem observar mais seus filhos , conversar com os mesmos e colocar horários para o uso do computador.
É a mais pura realidade o tema do segundo vídeo, como comentaram não é o jogo, o programa que vicia mais sim a tecnologia, o fato de fazermos uma porção de coisas legais, divertidas, nos comunicar com o mundo sem sair da cadeira. Esbarramos no mais velho dos problemas a comodidade, a tecnologia faz com que nos sentimos fazendo um monte de coisa sem nos mover. Enquanto nossos alunos não sentirem a necessidade de produzir e participar realmente na produção a tecnologia não será nossa aliada.
Fazendo uma reflexão a partir dos vídeos acima, observa-se que a sociedade está em constante transformação e assim, tudo o que faz parte dela também. Subentende-se então que, a escola necessita de acompanhamento dessa evolução, inserindo os meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem já que, como se sabe, as crianças aprendem sozinhas lidando com esse tipo de recurso, porém, precisam se socializar umas com as outras para o efetivo desenvolvimento. Assim, as mídias de tão presentes que estão em nossa vida, começam a fazer parte também da formação de profissionais, principalmente os ligados a área de educação já que, com a globalização e o mercado de trabalho cada vez mais exigente e carente de mão de obra necessita destes rapidamente. Num geral, observa-se que as tecnologias possuem finalidades diversas, conforme o momento histórico, influenciando a sociedade num todo.
Buscando a tecnologia estamos nos qualificando e levando conhecimento aos nossos alunos, hoje em dia quem não corre atrás de novos horizontes acaba ficando para trás. É de grande importância buscar novos horizontes e novas formas de ensinar. O aluno por sua vez ganhará com isso, pois ele já tem acesso a tudo isso, e com o professor que está atualizado só tem a ganhar, pois também terá mais vontade em aprender e de buscar o novo.
A tecnologia tem um papel fundamental em articular conhecimentos, na troca de experiências e na construção do saber. O educador deve atribuir sentido aos equipamentos de trabalho usando ao seu favor e em prol do seu aluno. Hoje o uso de diferentes linguagens da mídia na escola é um caminho para promover mudanças de atitudes e de uma melhor metodologia de trabalho. Para isso o educador deve estar preparado para encarar esse novo mundo digital, que vem evoluindo a cada dia, mostrando ao educando o que é certo e o que é errado. Portanto, deve-se ter muito cuidado com essa evolução da internet, devemos aplicá-la de forma coerente, visto que dentro desse contexto tecnológico há diversos aspectos positivos e também inúmeros aspectos negativos, no que diz respeito á má utilização desses recursos no cotidiano atual.
Buscar qualificação é o essencial nessa época em que vivenciamos.Anos atraz conseguiasse emprego nas empresas sem ter conhecimentos com tecnólogias,mas hoje para ter acesso a um trabalho se não tiver conhecimento na área tecnologica já são desclassificados.Por isso trabalhar com os alunos agora e ensina-los a importância do saber a utilizar as ferramentas é um novo desafio para todos os educadores.
A tecnologia tem um papel fundamental em articular conhecimentos, na troca de experiências e na construção do saber. O educador deve atribuir sentido aos equipamentos de trabalho usando ao seu favor e em prol do seu aluno. Hoje o uso de diferentes linguagens da mídia na escola é um caminho para promover mudanças de atitudes e de uma melhor metodologia de trabalho. Para isso o educador deve estar preparado para encarar esse novo mundo digital, que vem evoluindo a cada dia, mostrando ao educando o que é certo e o que é errado. Portanto, deve-se ter muito cuidado com essa evolução da internet, devemos aplicá-la de forma coerente, visto que dentro desse contexto tecnológico há diversos aspectos positivos e também inúmeros aspectos negativos, no que diz respeito á má utilização desses recursos no cotidiano atual.
De certa forma a internet é boa e ruim ao mesmo tempo, no ponto de vista do menino foi bom para ele porque, conheceu pessoas de todo o mundo e apreendeu a falar línguas novas e diferentes, onde sua comunicação ficou mais ampla e cheia de novidades, mas do ponto de vista de sua mãe não foi boa pois quando ele era mais novo nada disso acontecia ele não era viciado em jogo e era um menino comum que brincava e saia com seus amigos mas depois que começou a jogar não saiu mas da frente do computador e ficava 2 horas e depois 4 horas, 6 e depois 12 horas tinha dias que ele ficava 16 horas na frente do computador ,aconteceu então que ele começou a quebrar as coisas quando não dava certo no jogo ou ele perdia, ele já não comia mais direito nem exercícios mais ele fazia, os professores de Harvard afirmam que 4 por sento dos jovens jogadores já participaram. Também na china um jovem de 13 anos se matou e deixou uma carta suicida para seus pais dizendo que se matou para juntar-se a os heróis do jogo World of Warcraft então fica uma pergunta no ar e que nos acompanha diariamente. Até que ponto a internet devemos deixar nossos filhos utilizar livremente este meio de comunicação tão importante?
Depois de assistir esses dois vídeos, no primeiro, observei que é preciso que o educador atribua sentido aos equipamentos em seu trabalho. É só a partir do momento em que incorporamos as novas mídias que valorizamos seu uso. Alunos e Professores precisam se apropriar da tecnologia tanto no que se refere ao uso do computador e da internet como de outras ferramentas de comunicação e informação. Acredito que o uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. Neste sentido, é importante que a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia se dê em conjunto com a comunidade escolar. É importante lembrar que não é com base na tecnologia que nasce o aprendizado, mas com uma gestão participativa do processo e o envolvimento e comprometimento de todos. No segundo vídeo ficou claro o descontrole no uso da ferramenta e a incapacidade dos pais em estabelecer limites para o uso. Assim como a compulsão por jogos, bebidas alcoólicas, compras ou trabalho, os usuários compulsivos de computador relegam qualquer outra atividade para passar horas em frente à tela disputando jogos virtuais com outros internautas. Em geral, utilizam o mundo virtual como rota de fuga da própria realidade. Márcia Regina Kº Freitag Fabrin
Pode se perceber neste vídeo necessidade das tecnologias nesta era digital. Os jovens estão explorando muitos esta tecnologia de maneira inadequada, por não terem uma boa orientação.No segundo vídeo mostra como os jovens tem utilizado o seu tempo vago, , não tendo limites, nem hora para ficar em frente ao computador, sendo que acaba se tornado um vicio, uma rotina deixando de lado família, serviço, tudo por causa deste vicio. postado por MARCIA HACK UBIALI
Depois de assistir esses dois vídeos, observei dois pontos extremamente distintos: num deles se discute o acesso e o uso das ferramentas tecnológicas na escola, fato que ainda não é possível em grande parte das escolas brasileiras. De outro, um garoto que pelo acesso a essa mesma tecnologia perdeu o controle de sua própria vida. Na minha visão, o confronto entre as duas situações abre uma discussão do uso e do mau uso dessas ferramentas. É fundamental que os professores estejam preparados para lidar com todas as situações que a facilidade da informação pode trazer, mas certamente, isso será quase impossível, ao passo que a velocidade com que os nativos digitais utilizam a tecnologia é muito maior que a nossa. É preciso então, repensar a escola e a educação num sentido mais amplo, considerando a necessidade de conhecimento em todas as áreas, de utilizar a tecnologia e a comunicação de forma inteligente, através de qualificação profissional, para que a escola seja um espaço do conhecimento se multiplicando, se articulando.
ResponderExcluirDiante do volume imenso de informações, temos que selecionar informações significativas e utilizá-las ao nosso favor, ao favor do ensino, organizar a informação e a metodologia, de forma consciente e adequada.
Exagero e aproveitamento inadequado podem levar ao descontrole, é preciso visão democrática, estímulo ao autodidatismo, interação entre trabalho e educação, currículo voltado às necessidades reais, e aproveitamento das diversas opções que a tecnologia da informação nos traz.
Neste preimeiro vídeo o professor Ladislau é questionado em relação a técnologia na educação se referindo ao Brasil.
ResponderExcluirEntão professor disse: que a tecnologia e as informações estão aí, vindo de forma muito rápida em nossos lares e meio social, através da televisão, internet, rádio, jornais etc...
enquanto o que é nos ensinado na escola muitas vezes está em passos de tartaruga e que devemos sair da cartilha de todo ano a mesma coisa, lecionadora, repetitiva sem nenhum valor para o indívíduo no mundo aqui fora, para o mecado de trabalho que ele irá ter que disputar aqui fora.
Como? Diz o professor: reorganizando seu conhecimento para o que realmente ele irá precisar, fazendo esse intercambio para que o cidadão interaja entre o trabalho e a comunicação, sabendo aproveitar melhor os meios de comunicação em que temos disponível.
Muitas vezes o aluno está bem a frente do professor e esse é o problema, como vamos dar qualificação profissional se o professor não está bem informado?
Assistindo a estes dois vídeos foi possível chegar a conclusão de que a tecnologia está sim presente em nosso dia-a-dia, seja ela, através da televisão, do rádio, do computador... Porém, muitas destas tecnologias não são utlizadas de maneira inteligente, ou seja, várias programas que assistimos ou ouvimos, não possui grande valia para o nosso conhecimento e para o aprendizado de nossos alunos, e aí que nós professores devemos entrar em ação, auxiliando e buscando cada vez mais programas que despertem o interesse pelo conhecimento de nossos alunos, tornando cidadãos cada dia mais críticos.
ResponderExcluir[Elaine Jorgete Carvalho]
Os vídeos confrontam duas realidades diferentes dos usos da informática , de um lado a necessidade de interagir ,conhecer e utilizá-la para o processo de ensino aprendizagem como elemento de propulsão do conhecimento; de outro lado o uso indiscriminado que esta causando descontrole dos jovens, tornando o processo de informatização e comunicação em massa em um perigoso vilão.Percebemos então, a necessidade do professor estar buscando conhecer e interagir com essas tecnologias em especial saber lidar com as informações que são geradas a todo instante.
ResponderExcluirPortanto, podemos observar a grande necessidade de investimentos na área da educação de forma que ela possa acelerar estando mais próxima da realidade de nossos jovens educandos.Pois a escola como um todo não vem a séculos se adequando a sociedade. A escola apenas esta no centro dela, mas não vinculada dom sua pronta realidade.Os professores precisam tomar conhecimento destas novas formas de comunicação para observar melhor quais são as informações que os alunos estão recebendo no seu dia-a-dia, de modo; que possam em sala de aula transformá-las em objeto de conhecimento de seu aluno.
Somente assim, poderemos utilizar o conhecimento prévio do aluno na construção do saber coletivo.Tornando as tecnologias parte do cotidiano escolar e construindo conceitos adequados aos usos das tecnologias.
Se considerarmos os dois pontos em foco nos vídeos, teremos em síntese um conflito da utilização das tecnologias, no caso o computador. Podemos perceber que a utilização desta,no processo de ensino e aprendizagem visa o desenvolvimento de uma sociedade igualitária, criativa, critica capaz de relacionar-se e interagir diante das eventuais necessidades com as quais possa deparar-se. Por outro lado seu uso indiscriminado tem causado conseqüências que nos levam a uma postura de preocupação; principalmente a da função do professor, quando mediador de conhecimentos e consequentemente como instrutor do uso benéfico e não desta ferramenta para o aprimoramento e desenvolvimento da humanidade.
ResponderExcluirPortanto, precisamos ter em mente que a educação de modo geral ainda está anos atrás de toda essa inovação, não só nos usos destas tecnologias em sala de aula, mas da formação do professor.Temos em mente que diante de nós existe um novo aluno, logo; o caminho mais curto é o de aproveitar sempre a bagagem cultural deste, conhecendo o que ele já sabe e explorando juntos o universo desconhecido, sempre considerando o que julgamos “certo” ou “errado”, enquanto adultos responsáveis pela a formação destes jovens; buscando conceituar de forma a transformar os recursos tecnológicos em elementos realmente que oportunizarão um futuro melhor para a sociedade, visando uma a sustentabilidade da vida humana e do planeta.
Para contribuir aos demais comentários. O professor Ladislau ressalta a importância de uma nova visão nas escolas devida tamanha evolução tecnológica, e nos faz refletir sobre como a aquisição e o bom uso das novas tecnologias influenciam no futuro da educação. Também é pertinente refletirmos sobre um trecho da entrevista do professor Ladislau: “O volume de informações é imenso, resta saber como selecionar quais as informações são significantes”. Sabemos que as informações são muitas e de toda maneira. Precisamos saber filtrar o que for útil e descartar àquelas que não nos vão servir. O vídeo do viciado em World Of Warcraft mostra uma postura de preocupação; principalmente a da função do professor, quando mediador de conhecimentos, pois, o uso indiscriminado da tecnologia está causando descontrole dos jovens, tornando o processo de informatização e comunicação de massa em um perigoso vilão. Por isso, se a escola souber usar o potencial do aluno em prol da aprendizagem, partindo da necessidade que os jovens têm de aprender, de forma inovadora, podemos ter alunos mais motivados e professores alcançando seus objetivos.
ResponderExcluirPaula- assistindo ao video do professor Ladislau relembramos sobre a importancia das tecnologias para nossa vida e principalmente nas escolas,onde muitas vezes nossos alunos nao tem assesso as tecnologias que busca sua inteligencia e curiosidadde.Apesar da evoluçao nas tecnologias educacionais,ainda temos que seguir cartilhas que para o aluno isso esta ultrapassado...pois temos alunos que dominam tecnologias novas,e chegando na escola espaço onde ele deveria aprende-las muitas vezes nao chegou.
ResponderExcluiro professor fala sobre a importancia de novas ideias devido a evoluçao das tecnologias
e nos faz pensar sobre ter e manuziar novas tecnologias ja que pensamos numa educaçao do futuro e o bem que novas tecnologias farao para nosso ensino aprendizagem,ou seja na nossa educaçao.
Em relação ao primeiro vídeo podemos dizer que, em resumo, "É PRECISO APRESENTAR O MUNDO AO EDUCANDO, ALÉM DE INTRODUZI-LO AOS PROCESSOS DE ACOMODAÇÃO E EQUILIBRAÇÃO DO EFETIVO CONHECIMENTO!"
ResponderExcluirMuito triste, mas relevante o tema abordado no segundo vídeo, pois já é possível detectar traços e indícios dessa "síndrome" principalmente em crianças adolescentes, alunos de 5º ou 6º ano em diante que são viciados em msn, orkut, facebbok, entre outros. As vezes chegam possuir 3, 4 ou mais destes "artefatos" tecnológicos. Pra que????
ResponderExcluirNa hora de escrever, produzir, concentrar, o que sai? O que vemos de resultado? O que esperam pras suas vidas? Onde vão trabalhar? O que sabem falar, conversar? Paquerar?
ahhhhh, que difícil, tanto na tarefa de ser mãe pra controlar tudo isso, quanto na tarefa de ser profe de um aluno assim.
A partir dos dois vídeos percebemos os pontos positivos da tecnologia para a educação e os pontos negativos quanto ao uso incorreto dessa tecnologia. O primeiro vídeo mostra importância da tecnologia para o ato de educar, como utilizar as ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, pois como o próprio vídeos diz: As tecnologias já fazem parte do nosso cotidiano.
ResponderExcluirO segundo vídeo mostra a realidade de um menino que está viciado em um jogo de computador, um menino que já esqueceu de que mundo ele realmente faz parte.
Depois de analisar estes dois vídeos conclui-se que a tecnologia deve sim ser uma ferramenta indispensável para grandes transformações no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos, mas o mais importante é que o professor saiba como fazer uso dessas tecnologias para que elas não acabem prejudicando os alunos. A maioria das crianças já sabe utilizar o computador sem a ajuda de um adulto, devemos usar isso a favor das nossas didáticas de ensino e sempre mostrar aos nossos alunos o que realmente vale a pena. Mostrar a eles tudo o que a Era Digitar tem que possa favorecê-los de forma construtiva, e é claro favorecer a nós mesmos educadores para que possamos encontrar novas formas de lidar com essa nova geração.
IVETE Diz:
ResponderExcluirPercebemos que a tecnologias faz parte do cotidiano de todos as pessoas, acredito que quando mais o educador estiver por dentro do entendimento melhor por educador quanto para o aluno. No momento é o que faz mais importante é estar informatizado e atualizado dentro dos possibilidades pedagógicas ampliando informações e estar sempre interessados em aprender e socializar as tecnologias
Sabe-se que as tecnologias estão presentes no dia a dia de grande parte das crianças, porém cabe aos pais e educadores acompanhar os mesmos para terem conhecimento do que estes estão tendo acesso, quais são os programas, conteúdos e com quem estão conversando. Sendo assim, a escola e a família devem caminhar juntas para detectar possíveis “problemas” evitando que as crianças tornem-se dependentes desta ferramenta que deve ser usada como auxiliar e nunca como algo negativo.
ResponderExcluirDANIELA CERUTTI E SONIA A. THOMÉ
TECNOLOGIA uma palavra tão usa nos últimos tempos, que trás tantas mudanças na vida do ser humano...
ResponderExcluirFacilitou o trabalho de tantas pessoas, modernizou empresas, conecta o mundo todo em instantes, porém infelizmente não apresenta apenas maravilhas, pois é um recurso inesgotável de informações. Informações estas que podem ocasionar transformações com duplo sentido.Nós educadores usamos para nos qualificar, para tornar nossas aulas mais atrativas, etc...
Porém ela pode destruir a vida de uma pessoa tornando-a um viciado em jogos ou em outros acessórios fornecidos pela mesma,pior do que se fosse em drogas,destruindo famílias, personalidade e caracter. Fazendo que estes se tornem dependentes esquecendo muitas vezes de que existe um mundo fora cheio de belezas para serem desfrutadas.
As tecnologias estão presentes em nosso dia a dia, portanto, temos que saber utiliza- las de forma adequada, para que estas não se tornem um vicio principalmente em crianças e jovens.
ResponderExcluirSendo assim é importante que os professores estejam preparados para lidar com todas as situações que as novas tecnologias oferecem nos dias atuais. Geralmente o professor faz uso delas para tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas para o aluno.
Pois na era em que estamos muitas vezes o aluno esta a frente do professor em questão de conhecimento sobre as mesmas,e para amenizar um pouco disto os professores devem manter-se atualizados.
Olá cursistas!
ResponderExcluirParabéns pelas excelentes reflexões sobre os vídeos.
Refletindo sobre este primeiro vídeo,percebe-se que a tecnologia está e continuará em nosso dia –a dia.Sendo assim ,é imprescindível a necessidade de conhecimento em todas as áreas ,principalmente na própria tecnologia.É necessário, enquanto professores estar-mos nos requalificando,pois as transformações acontecem a todo momento,o espaço do conhecimento está se multiplicando.A escola deve ser articuladora e não ficar somente na repetição,a metodologia deve ser repensada e sempre variada.Ainda encontra-se professores despreparados para transmitirem o conhecimento da tecnologia,a escola precisa ser menos lecionadora e mais organizadora dos conhecimentos.A tecnologia precisa ser estimulada em nossos alunos e usada de maneira inteligente,e isso cabe ao professor sempre estar instigando os alunos a sede de conhecimento.
ResponderExcluirA necessidade de transformar a educação mais motivadora tem levado cada vez mais escolas públicas e privadas investir no uso de novas tecnologias e repensar as metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses e necessidades dos alunos. Com isso se exige do professor uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o nosso horizonte e acena com novas possibilidades pedagógicas, facilitando a aprendizagem. A próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com essas e tantas outras tecnologias que virão. Quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, uma vez que eles nasceram na era tecnológica.
ResponderExcluirO acesso e uso exagerado e inadequado leva muitas vezes a um descontrole da própria vida de quem o faz. É papel da escola selecionar informações e organizar as metodologias de forma adequada e significativa e utiliza-las a favor do ensino. Papel fundamental também dos pais pois a maior parte do tempo as crianças ou jovens passam em casa e não na escola.
Percebe-se que crianças, jovens e até adultos estão cada vez mais utilizando os computadores para diversões, alguns casos como assitimos no segundo video chegam a extrapolar a realidade, levando um jovem a ocupar boa parte de seu tempo em jogos on-line, gerando um total desiquilibrio emocional, levando ele e seus familiares a terem sérios problemas dentro de sua casa, gerando conflitos e com certeza afetará o futuro deste jovem. Devemos orientar nossos jovens para que possam fazer o uso adequado dos meios de comunicação e jogos, buscando um equilibrio para ser utilizado para entreterimento ou estudo de forma correta.
ResponderExcluirJulciani
No mundo de hoje estamos diante de uma nova demonstração de que a tecnologia da educação é séria demais para ser tratada por qualquer pessoa. É um caminho de aliança da tecnologia com o humanismo e é indispensável para se criar adultos transformadores. A incorporação de novas tecnologia da educação na escola, só terá sentido se forem mantidos os princípios universais que regem a busca do processo de humanização. Caminho este mantido pelo homem até os dias de hoje e que assim deve ser.
ResponderExcluirsimone poganski ferrari
Em sua entrevista o professor Ladislau expõe que a crescente complexidade tecnológica evidenciada neste novo milênio, especialmente nas áreas de Tecnologia da Informação, impulsionam as instituições que regem a sociedade e que é fundamental a interelação do mesmo juntamente com as áreas do conhecimento humano e científico.
ResponderExcluirIsso deve ocorrer pois as tecnologias tomaram uma dimensão globalizadora e as áreas de educação devem-se envolver-se com estas ferramentas tecnológicas, atualizando e modificando assim o forma de se repassar o conteúdo dando mais dinamismo às disciplinas para estas não ficarem para atrás desta nova ordem mundial.
O que precisa-se tornar pertinente e atuante é a reorganização das metodologias para os profissionais das áreas afins, independente se nasceram nesta nova demanda, o professor deverá ser ousado e autodidata para ampliar sua capacidade de mediação entre a tecnologia associada ao estudo efetivando assim, o repasse educacional aos alunos.
Todos os extremos são preocupantes: por um lado, nesta época em que vivemos, o uso da tecnologia faz-se necessário. Por outro lado, o uso exagerado também não pode ser considerado benéfico. Em minha opinião, precisamos encontrar um meio termo, pois as tecnologias estão aí para nos auxiliar, não para que nos tornemos escravos delas. Muitos dos nossos alunos nem tem acesso a internet para pesquisar assuntos pertinentes á aula. Já outros, são viciados em sites de relacionamentos ou jogos. Então, cabe novamente a nós professores trabalharmos com esta diversidade presente em nossas salas de aula, proporcionando o contato com as tecnologias àqueles que não têm em casa, e orientando aqueles que não sabem como distinguir o que é relevante do que é do que não é.
ResponderExcluirRefletindo sobre os vídeos e as tecnologias hoje existentes e disponíveis que ocupam espaços variados e diversificados, atendendo finalidades e ao fim que se destinam, as tecnologias não são bons nem maus em si mesmos, o problema não estão na televisão, no computador, na Internet, ou em quaisquer outras mídias e sim nos seres humanos, que podem empregá-los para dominação, ou até mesmo para sua auto-destruição dependendo a fim de que se destina ou utiliza assim exigie um maior controle e intensa fiscalização.
ResponderExcluirAssistindo ao vídeo do professor Ladislau vemos sobre a importância das tecnologias para a nossa vida cotidiana e a cada dia que passa sentimos a necessidade de estarmos conectado, não é diferente nas escolas que precisam se adequar para receber seus alunos que já vem com uma certa facilidade de interagir com o mundo digita, por isso as escolas e professores devem se preparar para suprir as necessidades do aluno.
ResponderExcluirAssim, o professor diz que é importante buscarmos novas idéias de trabalho para preparar melhor esse aluno a lidar com mais uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem.
Fernanda Senger postou o comentário anterior
ResponderExcluirO primeiro vídeo deixa claro que é necessário prepara-los, ou melhor, forma-los na educação digital, além de introduzi-los verdadeiramente na vida social, ou seja, não basta introduzir as tecnologias como elementos de aprendizagem se ela não for aplicada a vida real. É preciso assumir o mundo de verdade!!!
ResponderExcluirMas para isso é preciso sobretudo "vigia-los" quanto ao uso destas, pois o segundo vídeo apresenta uma paranormalidade, ou seja, viciados em tecnologia.
Uma família destruída, uma mãe e um filho que sofrem com o excesso e o descontrole no uso das tc's, internet e jogos principalmente.
Parabéns ao grupo pela seriedade, comprometimento e responsabilidade com que desenvolvem as atividades propostas.
ResponderExcluirAbraço a tod@s.
Professora Noeli
A sociedade atual configura-se como informacional.O avanço das tecnologias permitem que a informação seja rápida, em permanente atualização.Exige-se para este meio sujeitos competentes e autônomos na busca da transformação do saber.A escola, muito apegada a cultura do papel, amarga a lenta introdução da tecnologias no seu meio.O professor ainda sente-se inseguro,grande parte dos alunos dominam algumas tecnologias,mas é preciso a mediação comprometida do professor fazendo com que a informática seja usada com racionalidade, funcionalidade e competência para tornar-se uma estratégia no auxílio do desenvolvimento congnitivo do professor e aluno.O professor Ladislau nos leva a refletir sobre a urgência de uma nova visão de educação.
ResponderExcluiro primeiro video nos mostra que hj a necessidade de ter esse acesso ao mundo digital... num sentido amplo acessivo e facil...dando espaço ao conhecimento tanto para nos profissionais e com o s alunos. porem devemos direcionar na melhor maneira possivel pois os meios de comunicaçao sao muito amplos.
ResponderExcluira escola representa um veículo de conhecimento e aprendizagem.. o video nada mais diz que devemos orientar nossos alunos com bons conteudos e acima de tdo formar cidadaos para a sociedade.
relatam tambem no video sobre as familias de baixa rende... e a evoluçao desse mundo desenvolvido... bom, esse processoo é veridico e é positivo.
inovaçao na educaçao!!!
Atividade 2
ResponderExcluirO uso das tecnologias na escola deve ser de maneira a orientar as crianças em como usá-la corretamente ,pois muitos não sabem o risco que correm usando-a de maneira inadequada;porém primeiramente é preciso que nós professores nos preparemos para essa orientação.
Além disso, acredito que os pais também devem observar mais seus filhos , conversar com os mesmos e colocar horários para o uso do computador.
Mariana Poletto
ResponderExcluirÉ a mais pura realidade o tema do segundo vídeo, como comentaram não é o jogo, o programa que vicia mais sim a tecnologia, o fato de fazermos uma porção de coisas legais, divertidas, nos comunicar com o mundo sem sair da cadeira. Esbarramos no mais velho dos problemas a comodidade, a tecnologia faz com que nos sentimos fazendo um monte de coisa sem nos mover. Enquanto nossos alunos não sentirem a necessidade de produzir e participar realmente na produção a tecnologia não será nossa aliada.
Fazendo uma reflexão a partir dos vídeos acima, observa-se que a sociedade está em constante transformação e assim, tudo o que faz parte dela também. Subentende-se então que, a escola necessita de acompanhamento dessa evolução, inserindo os meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem já que, como se sabe, as crianças aprendem sozinhas lidando com esse tipo de recurso, porém, precisam se socializar umas com as outras para o efetivo desenvolvimento.
ResponderExcluirAssim, as mídias de tão presentes que estão em nossa vida, começam a fazer parte também da formação de profissionais, principalmente os ligados a área de educação já que, com a globalização e o mercado de trabalho cada vez mais exigente e carente de mão de obra necessita destes rapidamente.
Num geral, observa-se que as tecnologias possuem finalidades diversas, conforme o momento histórico, influenciando a sociedade num todo.
Parabéns a todas as cursistas que já cumpriram essa atividade.
ResponderExcluirAbraços
Noeli
Buscando a tecnologia estamos nos qualificando e levando conhecimento aos nossos alunos, hoje em dia quem não corre atrás de novos horizontes acaba ficando para trás. É de grande importância buscar novos horizontes e novas formas de ensinar. O aluno por sua vez ganhará com isso, pois ele já tem acesso a tudo isso, e com o professor que está atualizado só tem a ganhar, pois também terá mais vontade em aprender e de buscar o novo.
ResponderExcluirCristiane Gusz Kusz
A tecnologia tem um papel fundamental em articular conhecimentos, na troca de experiências e na construção do saber.
ResponderExcluirO educador deve atribuir sentido aos equipamentos de trabalho usando ao seu favor e em prol do seu aluno.
Hoje o uso de diferentes linguagens da mídia na escola é um caminho para promover mudanças de atitudes e de uma melhor metodologia de trabalho.
Para isso o educador deve estar preparado para encarar esse novo mundo digital, que vem evoluindo a cada dia, mostrando ao educando o que é certo e o que é errado.
Portanto, deve-se ter muito cuidado com essa evolução da internet, devemos aplicá-la de forma coerente, visto que dentro desse contexto tecnológico há diversos aspectos positivos e também inúmeros aspectos negativos, no que diz respeito á má utilização desses recursos no cotidiano atual.
Evandra Duarte.
Buscar qualificação é o essencial nessa época em que vivenciamos.Anos atraz conseguiasse emprego nas empresas sem ter conhecimentos com tecnólogias,mas hoje para ter acesso a um trabalho se não tiver conhecimento na área tecnologica já são desclassificados.Por isso trabalhar com os alunos agora e ensina-los a importância do saber a utilizar as ferramentas é um novo desafio para todos os educadores.
ResponderExcluirA tecnologia tem um papel fundamental em articular conhecimentos, na troca de experiências e na construção do saber.
ResponderExcluirO educador deve atribuir sentido aos equipamentos de trabalho usando ao seu favor e em prol do seu aluno.
Hoje o uso de diferentes linguagens da mídia na escola é um caminho para promover mudanças de atitudes e de uma melhor metodologia de trabalho.
Para isso o educador deve estar preparado para encarar esse novo mundo digital, que vem evoluindo a cada dia, mostrando ao educando o que é certo e o que é errado.
Portanto, deve-se ter muito cuidado com essa evolução da internet, devemos aplicá-la de forma coerente, visto que dentro desse contexto tecnológico há diversos aspectos positivos e também inúmeros aspectos negativos, no que diz respeito á má utilização desses recursos no cotidiano atual.
De certa forma a internet é boa e ruim ao mesmo tempo, no ponto de vista do menino foi bom para ele porque, conheceu pessoas de todo o mundo e apreendeu a falar línguas novas e diferentes, onde sua comunicação ficou mais ampla e cheia de novidades, mas do ponto de vista de sua mãe não foi boa pois quando ele era mais novo nada disso acontecia ele não era viciado em jogo e era um menino comum que brincava e saia com seus amigos mas depois que começou a jogar não saiu mas da frente do computador e ficava 2 horas e depois 4 horas, 6 e depois 12 horas tinha dias que ele ficava 16 horas na frente do computador ,aconteceu então que ele começou a quebrar as coisas quando não dava certo no jogo ou ele perdia, ele já não comia mais direito nem exercícios mais ele fazia, os professores de Harvard afirmam que 4 por sento dos jovens jogadores já participaram. Também na china um jovem de 13 anos se matou e deixou uma carta suicida para seus pais dizendo que se matou para juntar-se a os heróis do jogo World of Warcraft então fica uma pergunta no ar e que nos acompanha diariamente.
ResponderExcluirAté que ponto a internet devemos deixar nossos filhos utilizar livremente este meio de comunicação tão importante?
Nome : Elizabet Maria de Lima
Depois de assistir esses dois vídeos, no primeiro, observei que é preciso que o educador atribua sentido aos equipamentos em seu trabalho. É só a partir do momento em que incorporamos as novas mídias que valorizamos seu uso. Alunos e Professores precisam se apropriar da tecnologia tanto no que se refere ao uso do computador e da internet como de outras ferramentas de comunicação e informação.
ResponderExcluirAcredito que o uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho.
Neste sentido, é importante que a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia se dê em conjunto com a comunidade escolar.
É importante lembrar que não é com base na tecnologia que nasce o aprendizado, mas com uma gestão participativa do processo e o envolvimento e comprometimento de todos.
No segundo vídeo ficou claro o descontrole no uso da ferramenta e a incapacidade dos pais em estabelecer limites para o uso. Assim como a compulsão por jogos, bebidas alcoólicas, compras ou trabalho, os usuários compulsivos de computador relegam qualquer outra atividade para passar horas em frente à tela disputando jogos virtuais com outros internautas. Em geral, utilizam o mundo virtual como rota de fuga da própria realidade.
Márcia Regina Kº Freitag Fabrin
Pode se perceber neste vídeo necessidade das tecnologias nesta era digital. Os jovens estão explorando muitos esta tecnologia de maneira inadequada, por não terem uma boa orientação.No segundo vídeo mostra como os jovens tem utilizado o seu tempo vago, , não tendo limites, nem hora para ficar em frente ao computador, sendo que acaba se tornado um vicio, uma rotina deixando de lado família, serviço, tudo por causa deste vicio.
ResponderExcluirpostado por MARCIA HACK UBIALI