Olá colegas,
Bem-vindo ao curso Introdução à Educação Digital: tecnologias na sociedade e na escola! É com grande alegria e satisfação que iniciamos o Curso Introdução à Educação Digital.
Esse curso integra um conjunto de políticas públicas voltadas à inclusão digital.
Nosso objetivo com esse curso é promover a inclusão digital dos professores, dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação.
O curso realizar-se-á em quatro encontros onde trabalharemos oito unidades:
Unidade 1 – Tecnologias no cotidiano: Desafios à inclusão digital. Tecnologias na escola e na sociedade
Unidade 2 – Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede
Unidade 3 – Blogs:O que? Por que? E como?
Unidade 4 – Elaboração e edição de textos
Unidade 5 – Cooperação(ou interação) em rede
Unidade 6 –Cooperação pressupõe diálogo - Comunicação na rede
Unidade 7 – Slides Digitais na escola
Unidade 8 – Planilhas eletrônicas - Calc
Estamos presenciando uma verdadeira revolução digital, onde novas formas de comunicação surgem a cada dia. Nos enquanto unidade escolar e Piratubenses somos prova desta tecnologia dentro das salas de aula, não foi fácil ter que incorporar o novo para nós professores e ter que transmitir as nossos alunos, sabendo que todas as ferramentas são suporte para que o aprendizado aconteça, que não basta mais o papel e caneta, mais sim as novas ferramentas tecnológicas aliadas para ampliar aprendizagem.
ResponderExcluirEmbora nós não tenhamos sido educados por estes parâmetros, o perfil do jovem atual é muito diferente, suas habilidades já se desenvolvem integradas à este novo paradigma, o que envolve uma aprendizagem muito mais autônoma do que qualquer outra época.
Mas a escola que é formadora de conhecimento, está atrasada nesta nova demanda de instrumentalização dos nossos alunos, ou seja o professor tenta ser resistente e esta demanda, que esta envolvendo todos nesta busca constante de aprendizado. Não adianta querer fugir, a internet expandiu os horizontes da comunicação, trouxe uma nova realidade e com ela novas preocupações e riscos. Temos que buscar formas de utilizar e tirar proveito dos benefícios minimizando ao Maximo os riscos. Isto acontece através da “Educação Digital”.
Sabemos das grandes diferenças sociais existentes em nosso país. Quando o assunto é tecnologia e informação, as diferenças são nas mesmas proporções ou, em alguns casos, até maiores. Enquanto alguns desfrutam do conhecimento proveniente das novas tecnologias, outros permanecem na ignorância.
ResponderExcluirA escola torna-se então responsável por “alfabetizar tecnologicamente” todos os cidadãos. Para que isso seja possível, os professores precisam estar bem preparados e informados e as escolas precisam estar bem equipadas. E quando falo em escola bem equipada, falo em aparelhos que realmente funcionem, pois sabemos que existem escolas neste nosso Brasil, que até têm os equipamentos, mas geralmente os mesmos estão com problemas, não funcionam. Então, cabe aos governos disponibilizar verbas para a compra de aparelhos eficientes.
Outro aspecto que chama a atenção é o fato de muitos dos nossos alunos terem acesso á tecnologia, mas não saberem distinguir o que é conhecimento do que é futilidade. Quando o professor aborda o tema “internet” em sala de aula, eles demonstram saber o que é e como funciona, se dizem especialistas no assunto. Mas no momento em que o professor propõe uma pesquisa sobre determinado assunto, esses mesmos alunos, tendo a internet como ferramenta, muitas vezes não conseguem realizar um bom trabalho, dentro da proposta. Por quê? Porque infelizmente a maioria das pessoas utiliza as tecnologias apenas para diversão, seja através de jogos ou sites de relacionamento.
Percebemos então, que o professor é de suma importância neste processo de conhecimento e utilização das tecnologias. É na escola que as crianças têm a oportunidade de se apropriar de conhecimentos, utilizando a tecnologia como ferramenta, e desta forma, fazer um uso consciente da mesma.
Luciane Inês Jung